VÍDEO: Temporal deixa carros submersos e rastro de destruição em cidades de SC
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Temporal provoca desmoronamentos, deixa carros submersos e rastro de destruição
⛈️As chuvas intensas que atingiram Santa Catarina nesta segunda-feira (29) provocaram alagamentos, carros submersos e pontes interditadas em várias cidades (veja vídeo acima).
Segundo a Defesa Civil estadual, a chuva deve continuar ao longo da terça-feira (30) por causa de um sistema de baixa pressão próximo à costa. Áreas litorâneas, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, seguem em alerta para risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Chuva transforma ruas em 'rios' e provoca estragos em cidade de SC; VÍDEO
Veja abaixo os detalhes por cidade:
Florianópolis
Nas últimas 24 horas, choveu 185 mm na capital. Na Praia da Solidão, no Sul da Ilha, moradores relatam alagamentos e dificuldades para entrar e sair da comunidade, já que a única rua de acesso ficou tomada pela água.
Segundo uma moradora, que preferiu não ser identificada, a falta de drenagem pluvial agrava a situação.
“Estas chuvas impedem a chegada e saída dos moradores, porque a única rua que dá acesso à praia fica muito alagada, inclusive para carros. Não temos nenhuma infraestrutura de drenagem”, disse.
Chuvas causam estragos em Florianópolis
Reprodução/Redes sociais
Joinville
O Terminal Central ficou alagado após as fortes chuvas desta segunda-feira (29). Imagens mostram água acumulada em vários pontos, dificultando a circulação de passageiros.
Chuva forte em Joinville, provoca alagamentos em diversos pontos da cidade
Palhoça
O município registrou 138 mm de chuva nas últimas 24 horas. Moradores relataram alagamentos em ruas e casas, mas não houve registro de desabrigados até o momento.
Chapecó
O temporal começou por volta das 18h30 de segunda-feira (29) e deixou diversos estragos. A Guarda Municipal recebeu 53 chamados de emergência. Um trecho da via afundou e ficará interditado até a conclusão dos reparos.
Equipes da prefeitura trabalham nesta terça-feira (30) na limpeza de ruas e desobstrução de bocas de lobo. Imagens de drone mostram ruas tomadas pela água.
A Defesa Civil registrou alagamentos em vários pontos, incluindo as ruas Clevelândia, Rui Barbosa, 14 de Agosto, Mato Grosso e João Eloy Mendes.
Uma casa foi interditada e quatro pessoas ficaram desalojadas, sendo dois adultos e duas crianças. Duas pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros após ficarem ilhadas. Além disso, dois locais ficaram parcialmente destruídas, e os moradores foram retirados pelos familiares.
Treze Tílias
Além das ruas alagadas, a prefeitura contabilizou moradores desalojados e outros prejuízos. Comércios e casas também foram invadidos pela água na cidade que tem 8,7 mil moradores. Não houve feridos.
Conforme o decreto, divulgado nesta madrugada de terça pela Defesa Civil estadual, a cidade registrou alagamentos, enxurradas, fortes chuvas e granizo. Houve destelhamentos, quedas de árvores, destruição de casas e comércios, além da destruição de vias públicas.
Os Bombeiros Voluntários atuaram durante a noite evacuando famílias de casas com riscos.
Chuva transforma ruas em 'rios' e provoca estragos em cidade de SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias