Tempo muda e SC pode ter ventos de mais de 80 km/h e mínima abaixo de 10ºC no fim de semana
03/01/2026
(Foto: Reprodução) Fim de semana tem mudança no tempo em Santa Catarina
O primeiro fim de semana de 2026 deve ser marcado por mudanças no tempo em Santa Catarina. No sábado (3), o vento muda para o quadrante Sul, com rajadas que podem ultrapassar os 80 km/h, e a manhã de domingo (4) deve ter queda nas temperaturas, com mínima de até 5ºC na Serra, informou a Defesa Civil.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Sábado
Neste sábado, o dia começa com predomínio de sol e as temperaturas se elevam rapidamente. Durante a tarde, o calor combinado com a aproximação de uma frente fria, favorece o desenvolvimento de temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo.
Os temporais se iniciam no começo da tarde nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e avançam para as demais regiões ao longo das horas. À noite, as instabilidades tendem a perder força e o tempo firme deve voltar a predominar em todo o estado.
No início da tarde, ocorre a mudança do vento para o quadrante Sul, por causa da frente fria. O vento médio deve variar entre 30 e 40 km/h. As rajadas devem ficar entre 50 e 70 km/h, mas ultrapassar os 80 km/h nas áreas costeiras.
Com os temporais e vento forte, há risco para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, principalmente no litoral.
A mudança das temperaturas já deve começar no sábado. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C em grande parte do estado, ficando ainda mais altas no Litoral Norte, Sul, e Vale do Itajaí, onde os termômetros podem marcar valores acima dos 34°C.
Ao longo da tarde, o vento Sul ganha força, provocando queda nas temperaturas em todas as regiões, com maior intensidade na Serra. Nas demais regiões, os termômetros começam a cair ao longo da noite.
O vento Sul também faz com que aumente o risco para alagamentos costeiros. Além disso, o mar deve ficar agitado, com ondas de até 4 metros no Sul, até 3,5 metros na Grande Florianópolis e 3 metros no Litoral Norte. O mar deve ficar agitado até a manhã de segunda (5).
A chegada da frente fria também traz as condições para temporais isolados.
Mar agitado na Barra da Lagoa, em Florianópolis
Lucas Amorelli/NSC
Domingo
Na madrugada de domingo, as rajadas de vento ainda persistem nas regiões costeiras do estado. Contudo, devem perder intensidade gradativamente ao longo das horas com o deslocamento da frente fria para alto-mar.
Nesse período, também há condições para alagamentos costeiros ao longo de todo o litoral catarinense. A situação é prevista entre aproximadamente 2h e 5h da manhã, período em que ocorre elevação do nível do mar.
Porém, o destaque no domingo devem ser as baixas temperaturas da madrugada e manhã. Elas são esperadas por causa do avanço da frente fria.
Os termômetros devem cair principalmente na madrugada de domingo. As mínimas podem chegar a 5ºC na Serra e 14ºC nas demais regiões.
No domingo à tarde, as temperaturas sobem, mas as máximas não devem passar dos 28°C.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil divulgou recomendações sobre o que fazer em caso de mau tempo. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil.
jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
não dirija em locais alagados;
em alagamentos, evite contato com a água;
evite caminhar ou andar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a rodovia;
durante os ventos mais fortes, busque um local abrigado;
o local abrigado deve ser longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.
Com a queda das temperaturas a partir da noite de sábado, na Serra também há recomendações para lidar com a mudança brusca nos termômetros:
tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua;
abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
beba bastante água e se agasalhe bem;
evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias