Taxa para entrar em destino paradisíaco de SC com 39 praias tem reajuste e valores chegam a R$ 200
01/01/2026
(Foto: Reprodução) Conheça as paisagens de Bombinhas, cidade do Litoral de Santa Catarina
A partir desta quinta-feira (1º), visitar Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina, ficará mais caro. A prefeitura informou que a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) do município vai aumentar.
O valor é pago por quem não é morador de Bombinhas e entrar na cidade com um veículo. A maior tarifa será para ônibus, de R$ 200.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira os valores do reajuste:
TPA de Bombinhas
A prefeitura declarou que os reajustes ocorreram por causa da atualizam dos valores da Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFRM), que são usados no cálculo da TPA.
A cobrança, segundo a prefeitura, é usada para preservar o meio ambiente e manter a infraestrutura.
Com 34,5 quilômetros quadrados, a cidade tem 67% de área verde e três unidades de conservação. Bombinhas é a Capital Nacional do Mergulho Ecológico e abriga 39 praias, cinco delas com selo Bandeira Azul. A certificação é internacional e também conhecida como o 'Oscar das Praias'.
A iniciativa de Bombinhas já é adotada em outros locais do país e já foi alvo de processos e contestações na justiça, mas segue ativa há 10 anos. Atualmente, pedágios ambientais similares são cobrados em Fernando de Noronha (PE) e Jericoacoara (CE), por exemplo.
A administração defende que o valor, cobrado entre novembro a abril, protege os recursos naturais e freia a degradação ambiental provocada pelo excesso de pessoas na temporada. Com o dinheiro, a prefeitura diz que investe em fiscalização, educação ambiental, recuperação de vegetação e manutenção de espaços públicos.
Por que turistas pagam para entrar na menor cidade de SC
Destino paradisíaco de SC foi um dos pioneiros em cobrar taxa para turistas
Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina
Cristian Cruz/Prefeitura de Bombinhas
Como pagar a TPA de Bombinhas
O pagamento pode ser realizado antecipadamente pelo site da prefeitura ou pelo aplicativo da TPA, que oferece a opção de pagamento via Pix. Também é possível efetuar o pagamento por meio das tags automáticas Sem Parar, ConectCar e Taggy.
A cobrança também ocorre nos pórticos de acesso ao município, em Bombas e Zimbros. Há ainda totens de autoatendimento disponíveis em:
Komprão Koch Atacadista – Rua Araçá, nº 495, Sertãozinho
Shopping Tropical – Av. Ver. Manoel dos Santos, 850, Centro
Supermercado Comper – Av. Leopoldo Zarling, 1473, Bombas
Pórtico do Morro do Macaco – Canto Grande
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias