Operação em 6 estados mira suspeitos de se passarem por advogados de SC para aplicar golpes
20/08/2025
(Foto: Reprodução) Operação em 6 estados mira suspeitos de se passarem por advogados de SC para aplicar golpes
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta quarta-feira (2) contra suspeitos de se passarem por advogados de Santa Catarina para aplicar golpes. Batizada de 'Lex Falsa', a ação cumpre 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
Os alvos são pessoas físicas e jurídicas que usavam as identidades de profissionais de direito e procuravam as vítimas com documentos verdadeiros ou fabricados para aplicar o 'golpe do falso advogado'.Conforme a Polícia Civil catarinense, os suspeitos pediam dinheiro para liberar supostos valores de processos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A investigação mostrou que os criminosos inicialmente atuavam em pequenos grupos em cidades do Ceará, como Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú. Com o tempo, eles diversificaram e especializaram as ações, evoluindo de coleta de informações públicas para invasão de sistemas de tribunais e extração de documentos processuais.
Conforme a Polícia Civil, a investigação constatou que houve "qualificação da fraude eletrônica, com a mudança no perfil dos envolvidos nessa prática". Atualmente, os integrantes do esquema estão em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, em Pernambuco e na Bahia.
"Nesse contexto, não há dúvida de que as condutas ilícitas apuradas comprometem a ordem pública e econômica, sendo contínuas e contemporâneas, prejudicando em todo o território nacional a atuação legítima dos advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e colocando em risco a confiança da sociedade no sistema de Justiça", informou a polícia.
No Rio de Janeiro, os mandados são cumpridos na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, em Cabo Frio, Região dos Lagos, e em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. Até as 7h30, três criminosos foram presos no estado.
A operação é conduzida pela delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, no Norte de Santa Catarina, em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC). Os mandados foram expedidos pelo Judiciário catarinense.
LEIA TAMBÉM:
Quem era o empresário morto em queda de avião
VÍDEO: avião cai em propriedade particular na Serra de SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias