É #FAKE que vídeo mostre o cão Orelha ganhando carinho de jovem em praia de SC; cena exibe outro cachorro e foi gravada na Tailândia
29/01/2026
(Foto: Reprodução) É #FAKE que cão mostrado em vídeo viral na praia ao lado de humano seja o Orelha, morto em Santa Catarina
Reprodução
Circula nas redes sociais o vídeo de um cachorro recebendo carinho de um jovem em uma praia – e a legenda diz se tratar do cão Orelha, que morreu no início de janeiro após ter sido agredido por quatro adolescentes em Florianópolis. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado nesta quarta-feira (28) no X, onde passou de 560 mil visualizações, o vídeo exibe um rapaz filmando a si próprio, enquanto está sentado na areia de uma praia e abraça um cachorro num fim de tarde.
A legenda diz: "Esse é o Orelha que amava os humanos, o mar ele era amado e respeitado pelos seus tios e tias. Esse é melhor vídeo da vida desse rapaz.❤️💔🥹". Mas isso é mentira. Embora a cena seja real, e não uma produção de inteligência artificial (IA), ela mostra outro animal e foi gravada fora do país (leia detalhes abaixo).
Na seção de comentários, há mensagens de pessoas que acreditaram no texto. Veja dois exemplos: "Ele recebia amor, e era carinhoso"; "Sim, tanto que quando o chamaram ele foi achando que ia receber carinho".
Outro usuário perguntou ao Grok, o assistente de IA do X: "@grok, é mesmo o cachorrinho Orelha no vídeo?". A resposta foi: "sim, baseado no contexto do caso e na descrição do Orelha como um cão preto comunitário da Praia Brava, o vídeo parece mostrá-lo em momentos felizes na praia. É um tributo tocante".
Apenas mais tarde, a plataforma incluiu uma "nota da comunidade" com o seguinte alerta: "O autor do vídeo é Sunny Burns e [o conteúdo] foi gravado em Phuket na Tailândia. Portanto não se trata do cão Orelha". Apesar disso, na seção de comentários.
A mensagem falsa viralizou à comoção do caso Orelha, cão comunitário que vivia na Praia Brava, em Florianópolis. Em 4 de janeiro, ele foi agredido e, devido à gravidade dos ferimentos, teve de passar por eutanásia. Segundo a Polícia Civil, quatro adolescentes são suspeitos de terem cometido o crime.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo a duas ferramentas de detecção de conteúdos fabricados com IA (Hive Moderation e Sightengine) – e ambas indicaram que esse recurso não foi usado.
Além disso, o Fato ou Fake mostrou a gravação à médica veterinária Fernanda Oliveira, que trabalhou na região e conheceu Orelha: "Cuidei dele em 2023, quando tinha consultório na Praia Brava. Orelha não tinha mancha branca no peito. O pelo dele era médio e grosso, e este do vídeo tem pelo curto". O gerente executivo da Associação Praia Brava, Augusto Cesar Antunes, confirmou: "Não é Orelha, não. Na verdade, o vídeo nem é aqui".
As duas imagens à esquerda na figura abaixo são do cachorro filmado na Tailândia. Ele tem manchas brancas no peito e nas patas, diferentemente de Orelha, que aparece na foto à direita.
As duas imagens à esquerda mostram o cachorro filmado na Tailândia. Ele tem manchas brancas no peito e nas patas que não são vistas na imagem de Orelha
Reprodução
Para encontrar a origem do vídeo original, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVID e fragmentou o material em vários frames (imagens estáticas). Depois, selecionou algumas dessas "fotos" e fez uma busca reversa no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar se o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto.
O resultado indicou que o material foi publicado no Instagram, em 2023, pelo perfil Sunnyburns, criado em 2012. Em 2019, a conta ganhou selo de verificação – hoje, ela tem 83,9 mil seguidores. Vários posts têm interações carinhosas do mesmo autor com cachorros e gatos.
Veja exemplos de legendas de posts no quais o cão aparece: "Hora do lanche na praia. Voltei para te encontrar. Estarei em Phuket [ilha turística tailandesa] por duas semanas. Se quiser adotá-lo [o cachorro], por favor, envie-me uma mensagem"; e "Sunset Boy em Phuket. Quer adotar este cão fofo e simpático? Ele costuma caminhar na praia sozinho à procura de amigos humanos. Envie-me uma mensagem, e eu ajudo a adotá-lo."
O Fato ou Fake mandou mensagem via Instagram para o o autor da conta Sunny Burns questionando se o cachorro mostrado no vídeo com ele é o Orelha. Respondeu: "Isso é falso. E ele [autor do post no X] esta usando meu vídeo sem o meu consentimento".
É #FAKE que cão mostrado em vídeo viral na praia ao lado de humano seja o Orelha, morto em Santa Catarina
Reprodução
Veja também
EUA não foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra Mundial e , por isso, não 'devolveram' a ilha à Dinamarca após o fim do conflito
É #FAKE que EUA foram 'donos' da Groenlândia durante a 2ª Guerra e 'devolveram' a ilha
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)